Meus dados pessoais foram violados e agora?
Caso seus direitos tenham sido violados, reúna todas as evidências que possui, como e-mails, prints de aplicativos de mensagens, notícias de jornal, comunicação da organização sobre o incidente, entre outras provas. Quando for uma relação de consumo, é possível registrar uma reclamação perante o Consumidor.gov.br e/ou perante as autoridades de proteção e defesa do consumidor, como Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, etc.
Com o máximo de informações em mãos, procure imediatamente a empresa responsável, informe o ocorrido, anote os dados do atendimento (número de protocolo, orientações recebidas etc.), guarde as mensagens e os e-mails encaminhados. E caso não obtenha a solução para a sua reclamação, procure a autoridade competente para denunciar a violação aos seus direitos. Com esse contato direto com a empresa, é possível que as solicitações do titular dos dados sejam rapidamente atendidas.
Caso a sua solicitação não seja atendida pelo agente de tratamento responsável, você pode apresentar reclamação à ANPD, seguindo as informações disponíveis nos canais de atendimento https://www.gov.br/anpd. É possível a instauração de processo administrativo contra a organização, culminando na aplicação das sanções previstas na LGPD.

